Descrição
A Noite das Nossas Consciências
Biografia
Dacia Maraini nascida a 13 de Novembro de 1936) é uma escritora italiana. O trabalho de Maraini centra-se nas questões das mulheres, e ela escreveu numerosas peças e romances. Ela ganhou prémios pela sua obra, incluindo o Prémio Formentor para L’età del malessere (1963); o Prémio Fregene para Isolina (1985); o Prémio Campiello e Livro do Ano para La lunga vita di Marianna Ucrìa (1990); e o Prémio Strega para Buio (1999). Em 2013, o documentário biográfico do irlandês Braschi I Was Born Born Travelling contou a história da sua vida, focando em particular a sua prisão num campo de concentração no Japão durante a Segunda Guerra Mundial e as viagens que fez pelo mundo com o seu parceiro Alberto Moravia e amigos íntimos Pier Paolo Pasolini e Maria Callas. Em 2020 ela adere ao Empathism.
Bagheria (1993) é o único trabalho autobiográfico de Maraini até à data As obras de Maraini têm um padrão geral ao qual obedecem; uma série de contos e romances reflectem o seu ‘estágio pré-feminista’ são caracterizados por uma sensação de alienação, desorientação total, e a necessidade de auto-afirmação através da sexualidade. A ‘fase de transição’ de Maraini, melhor caracterizada pelo seu romance, A memoria, demonstra uma mudança de tom da inacção para uma procura activa de expressão inovadora Os romances subsequentes e mais progressistas de Maraini, como Donna em guerra (Mulher em Guerra), nos quais as suas personagens femininas se libertam dos papéis tradicionais do género e exploram a sua sexualidade e activismo social, reflectem o envolvimento de Maraini no movimento feminista durante o final dos anos sessenta e início dos anos setenta .
Muitos dos temas recorrentes evidentes no trabalho de Maraini são: a liberdade pessoal das mulheres, a exposição do uso e abuso de poder e dos seus efeitos sobre as mulheres, a libertação das mulheres dos papéis tradicionais de género para explorar a sua sexualidade e activismo social, o silenciamento das mulheres na sociedade e o seu aparecimento no sistema da moda, a reclusão e isolamento das mulheres como resultado de mulheres que procuram a sua independência e liberdade a maternidade como forma de confinamento para as mulheres, e portanto o aborto como sua única opção, a violência contra e violação das mulheres, mulheres que se libertam de serem vistas como objectos sexuais, e a experiência das personagens com a homossexualidade, pedofilia.